Breve em Naviraí - MS
A saúde terá classificação de risco por cores: uma ferramenta de avaliação em emergência
O sistema de classificação de risco foi criado com o intuito de se evitar intercorrências entre os pacientes graves que são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento (ABBÊS; MASSARO, 2004).
De acordo com o Ministério da Saúde (2002), a triagem classificatória deverá ser realizada por meio de protocolos pré-estabelecidos, por profissionais de saúde de nível superior, com treinamento específico; sendo proibida a dispensa de pacientes antes que estes recebam atendimento médico.
O Protocolo é um instrumento de apoio que visa à identificação rápida e científica do doente de acordo com critérios clínicos para determinar em que ordem o paciente será atendido. Trata-se de um modelo em que diferentes enfermeiros obtêm os mesmo resultados na análise do paciente, aumentando a agilidade e a segurança nos serviços de urgência (CORENPR, 2010).
Após a triagem, os pacientes são encaminhados aos consultórios médicos. Uma vez realizado o atendimento, o paciente deverá ter sua referência garantida, por meio do encaminhamento realizado às centrais de regulação ou aos fluxos
previamente pactuados (BRASIL, 2002).
OBjETIVOS
• Escuta qualificada do cidadão que procura os serviços de urgência/emergência;
• Classificar, mediante protocolo, as queixas dos usuários que demandam os serviços de
urgência/emergência, visando identificar os que necessitam de atendimento médico
mediato ou imediato;
• Construir os fluxos de atendimento na urgência/emergência considerando todos os
serviços da rede de assistência à saúde;
• Funcionar como um instrumento de ordenação e orientação da assistência, sendo um
sistema de regulação da demanda dos serviços de urgência/emergência.
De acordo com a classificação, ssão distintas 4 prioridades, sendo elas visualizadas por cores.
O. Prioridade ZERO Vermelha
Encaminhado diretamente para a sala de ressucitação e avisar a equipe médica acionamento de sinal sonoro. Não perder tempo com a classificação, atendimento em 15 minutos, em morte iminente. Exemplo (parada cardio respiratória, infarto, poli-trauma , choque hipovolêmico etc...)
1. Prioridade 1 (Amarela)
Encaminhar para consulta médica imediata; urgência, avaliação no máximo 30 minutos. Elevado risco de morte. Exemplo (trauma moderado ou leve, TCE sem perda de nível de consciência, queimaduras menores, dispnéia leve e moderada,
dor abdominal, convulsão, cefaléias, idosos e grávidas sintomáticas .)
2. PRIORIDADE II (vERDE)
ENCAMINHAR PARA CONSULTA MÉDICA, URGêNCIA MENOR.
AvALIAÇÃO EM, NO MáXIMO, 1 HORA. REAvALIAR PERIODICAMENTE. SEM RISCO DE MORTE.
(EXEMPLO: FERIMENTO CRANIANO MENOR, DOR ABDOMINAL DIFUSA, CEFALÉIA MENOR,
DOENÇA PSIQUIáTRICA, DIARRÉIAS, IDOSOS E GRávIDAS ASSINTOMáTICOS, ETC.)
2. PRIORIDADE II (vERDE)
ENCAMINHAR PARA CONSULTA MÉDICA, URGêNCIA MENOR.
AvALIAÇÃO EM, NO MáXIMO, 1 HORA. REAvALIAR PERIODICAMENTE. SEM RISCO DE MORTE.
(EXEMPLO: FERIMENTO CRANIANO MENOR, DOR ABDOMINAL DIFUSA, CEFALÉIA MENOR,
DOENÇA PSIQUIáTRICA, DIARRÉIAS, IDOSOS E GRávIDAS ASSINTOMáTICOS, ETC.)
O Acolhimento com Classificação de Risco – ACCR - se mostra como um
instrumento reorganizador dos processos de trabalho na tentativa de melhorar e
consolidar o Sistema Único de Saúde. Vai estabelecer mudanças na forma e no resultado
do atendimento do usuário do SUS. Será um instrumento de humanização.
A Classificação de Risco deve ser um instrumento para melhor organizar o fluxo
de pacientes que procuram as portas de entrada de urgência/emergência, gerando um
atendimento resolutivo e humanizado.
A Classificação de Risco deve ser um instrumento para melhor organizar o fluxo
de pacientes que procuram as portas de entrada de urgência/emergência, gerando um atendimento resolutivo e humanizado.
MISSõES DO ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO
1 - Ser instrumento capaz de acolher o cidadão e garantir um melhor acesso aos serviços
de urgência/emergência;
2 - Humanizar o atendimento;
3 - Garantir um atendimento rápido e efetivo.
ENVIADO por: Regiane A. F. Guedes.
Técnica de Enfermagem do Trabalho. NAVIRAI-MS